Convênio com Universidade traz mais de 100 estudantes de Medicina para Paranaguá

O prefeito Marcelo Roque assinou nesta terça-feira, 10, o Termo de Cooperação Técnica- Educacional de Programa de Treinamento em Serviço de Saúde – Curso de Extensão, celebrado entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) por meio da Solução Assistencial LTDA que possui convênio com a universidade. O termo tem como objetivo a conjugação de esforços para viabilizar o Programa de Treinamento em Serviços de Saúde, destinado à prática acadêmica de graduandos em Medicina nas áreas de: serviços de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.

“O Município acaba de assinar o convênio com a Univali juntamente com o Hospital Paranaguá para que os estagiários venham para nossa cidade ajudando assim, na nossa saúde. No decorrer do programa serão mais de 100 alunos. Eles ficarão residindo em Paranaguá o que também colabora com o comércio local, mas o mais importante é que possamos melhorar cada vez mais, o atendimento à saúde em Paranaguá”, destaca o prefeito Marcelo Roque.

“Alunos que estão no 6.º ano do curso de Medicina virão a Paranaguá para prestar estágio em vários campos, tanto na Atenção Primária, quanto na UPA e no Hospital Paranaguá. Eles serão auxiliados por médicos que atuam no município e que estarão ao lado deles durante todo o estágio”, explica a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

A Univali por meio da Solução Assistencial realizou o intermédio com a Prefeitura de Paranaguá através da Secretaria Municipal de Inclusão. “A Secretaria foi procurada pela universidade e tudo caminhou muito bem para a realização desse convênio. Os estudantes chegarão com muita garra e vontade, novas pesquisas e com certeza, auxiliarão positivamente no atendimento à saúde em Paranaguá”, ressalta a secretária de Inclusão, Camila Leite.

A diretora da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), Everllin Guiguer acredita que os estudantes vêm a somar com a equipe que atua na UPA. “Eles auxiliarão no acolhimento dos pacientes que procuram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Eles serão acompanhados pelos médicos e auxiliarão no manejo do paciente”, observa.

Além de unidades básicas de saúde e UPA, os acadêmicos também atuarão no Hospital Paranaguá. “Estamos apresentando um hospital mais humanizado e esse convênio com a Univali e Prefeitura de Paranaguá faz parte desse novo momento”, avalia Marlio Silveira, vice-presidente do Hospital Paranaguá.

O diretor de ensino da Solução Assistencial, Renann Vicenzoto de Castro e Souza comenta que em Santa Catarina o convênio já existe há vários anos. “Recebemos esses alunos de Medicina em seu último ano de curso finalizando seu internato com um curso de extensão e saúde. É um estágio, são acadêmicos que serão supervisionados por médicos. Para a população é um ganho excepcional”, opina.

No decorrer do programa, o número pode chegar a 160 estudantes. Também participaram da assinatura, os vereadores Lindonei Santos, Ezequias Rederd (Maré), Jean Domingues e Leite Júnior, além do vice-prefeito, José Carlos Borba, secretários municipais e veículos de imprensa.

 

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Opções de privacidade